Tecitura de gerações

No pé da Serra das Setes Passagens, ao norte da Chapada Diamantina, uma comunidade de agricultores cultiva suas terras de forma sustentável e familiar.

 Tecitura de gerações são os fios visíveis de um momento de prática agrícola de duas gerações da família de Zé de Bela. Agricultor advindo da região de Morro do Chapéu que a três gerações estabeleceu-se no vale. Sua família, hoje, na quarta geração, firmaram o pé na terra e se tornaram proprietários do seu quinhão.

Como Zé de Bela, outras tantas famílias estabeleceram-se nas terras das Setes Passagens, cultivando a terra e consolidando uma vida digna e honrada.

   O encanto da paisagem reflete a generosidade da Natureza.  O olhar dança diante dos campos de babaçu revoando prateados nas primeiras horas do dia. O olhar se embriaga com as águas ruidosas que se precipitam do alto da serra, um presente benfazejo para a semente bem plantada de feijão.

   E num trote maneiro, o vagueiro Zé Renato aproxima-se bem-posto em seu alazão.

Viver em meio a natureza é oportunizar um momento de descontração e alegria, ao lado de uma criança na cangalha do jumento, abaixo de uma fina garoa ao final de tarde.

© 2020 por Dhan Ribeiro.

dhanribeiro@tutamail.com       Tel: 0005571 983160643

  • Twitter Basic Black